Documentação e Bagagens

           
 

A bagagem ideal
Antes de fazer as malas e não resistir ao impulso de colocar tudo que der na telha, aprenda algumas dicas que tornarão sua bagagem mais leve e fácil de carregar. Além de uma arrumação correta, que privilegie a melhor utilização de pequenos espaços, o segredo é levar apenas o que você realmente vai usar.

Dicas
1- Antes de começar a arrumação, pense nas peças que irá levar. 
2- Escolha as peças básicas e atente para que combinem umas com as outras. 
3- Acessórios também são fundamentais. Além de não ocupar muito espaço na mala, eles é que vão ajudar a variar o visual. 
4- Cores vivas em gravatas e lenços ajudam a mudar a cara da roupa. 
5- Leve uma sacola dobrável dentro da mala, geralmente as compras aumentam a bagagem na volta. 
6- Para eliminar problemas como vincos e marcas nas roupas, estenda a peça num cabide e aproveite o vapor do chuveiro para desamassá-la durante o banho. 
7- Não esqueça de reservar uma pequena bolsa com remédios para viagem, pois comprá-los no exterior é mais complicado do que você imagina. 
8- Nunca faça uma mala que você não consiga carregar sozinho.
Menor só viaja com autorização ou com os pais
Menores de 12 anos só podem viajar sem a presença dos pais se apresentarem uma autorização registrada em cartório, devidamente assinada pelo pai e pela mãe _ou por um tutor_ e de um juiz da infância e da adolescência. 

Se o menor for viajar apenas com o pai ou a mãe, o outro deverá assinar a autorização.

Se um deles não for brasileiro, deve ter a assinatura reconhecida em cartório antes de encaminhar o documento ao Consulado. 

O documento deve ter os números das cédulas de identidade, órgão emissor, data de emissão e as assinaturas do menor e dos representantes e deve ser anexado ao passaporte do menor. 

Em caso de morte de um dos pais, deve ser apresentada a certidão de óbito original.

Na falta dos dois, o documento deve ser assinado pelo juiz da criança e do adolescente.
Tenha sempre junto sua carteira de identidade
Para os cidadãos brasileiros adultos, é obrigatória a apresentação de documento somente original, com foto em bom estado: cédula de identidade (RG) ou carteira de habilitação modelo novo, com foto .

Para crianças até 12 anos incompletos, é permitida, em caso de viagem nacional, a apresentação de certidão de nascimento original.

É obrigação do passageiro, e só a ele cabe obter, com antecedência razoável, os devidos documentos para o embarque.